A Tradição /Dueto
22-02-2020
A TRADIÇÃO/Dueto
Criação: Telmo Branco
Performance: Rachael Mauney e Telmo Branco
Sonoplastia e desenho de luz: Marcelo Schmittner
Fotografia: Jodiewhn
Fotografia publicitária: Rudi Berr
Videografia: Marcela Giesche e Telmo Branco
Performance: 22 de Março de 2021
Em colaboração com SCOPE BLN e LAKE STUDIOS, Berlim.
Descrição do conceito
"A Tradição" é uma pesquisa de voz e movimento que retrata a forma como a opressão sistemática tem frequentemente encontrado justificação e normalização através de crenças tradicionais.
"A Tradição" baseia-se em Elvas, uma cidade de aproximadamente 16000 habitantes no sul de Portugal.
Elvas é uma cidade que, devido à sua localização geográfica e às suas tradições e meios de subsistência rurais, permanece isolada e culturalmente inalterada pela passagem do tempo.
O isolamento geográfico de Elvas, (uma cidade rural do sul dentro de um país centralizado) ajudou a fomentar o êxodo rural e a negligenciar as feridas do pós-regime.
Elvas é uma cidade cujas tradições foram definidas e reafirmadas pelo colonialismo, ditadura, religião, patriarcado, masculinidade tóxica, submissão feminina, segração de classe, género e etnia, e obsolescência cultural.
Elvas é uma cidade cujas feridas transgeracionais nunca foram abordadas.
Elvas é o espaço factual e metafórico através do qual a opressão sistémica é reflectida e transposta para outros países europeus.
"A Tradição" personifica o legado traumático da opressão sistémica, e a forma como os cidadãos lembram e transmitem o seu passado e adjacentes feridas históricas.
Contacte o artista para ver o vídeo completo da performance.