CONCEITO
"O Indizível" é um espectáculo multidisciplinar e activista, que aborda, com sensibilidade e coragem , a cultura de violência normalizada em torno das experiências queer e as suas consequências nas noções de memória, identidade, e comunidade de pessoas LGBTQ+.
Este espectáculo examina o conceito de agressor dentro do desaparecimento sistémico (simbólico e fisico) de pessoas queer, e a forma em que os agressores são protegidos e encorajados dentro de sociedades onde rege a heteronormatividade.
- Não existem espaços seguros, suporte, visibilidade, representação, nem agência. As nossas biografias são construídas a partir da impotência, a partir de actos de violência e crueldade encobertos numa atmosfera de silêncio, secretismo e injustiça. A nossas biografias não normativas geram desconforto e transtorno naqueles que construíram as suas identidades e práticas culturais em torno da heteronormatividade, de tradições e práticas colonialistas ancestrais.
A nossa existência evoca a negação individual e colectiva, desafia-a, exalta-a. A negação é o motor do ódio. A negação constrói e alimenta barreiras. A negação separa, segrega, limita liberdades e formas de expressão individuais. A negação impende a empatia, a compreensão e o entendimento. Impede a justiça. Impede-nos de atender as nossas feridas geracionais e a nossa verdade idiossincrática. A negação, o "Não!" à diferença do outro. O "Não!" à interceccionalidade histórica. O "Não!" heteronormativo assente no patriarcado e na supremacia branca, encoraja a violência de género e protege agressores.
Quem são estes "agressores"?
O que os identifica como tal?
Quem os fabrica?
Quem os protege?
Seremos todos, de alguma forma, agentes do patriarcado e da violência de género e por conseguinte, potenciais agressores?
Como se desconstrói e combate o internalizado, o habito, o sistémico?
"O indizível" responderá a estas questões, num especulo que culmina teatro, dança, e musica/sonoplastia, com a intenção de dar voz ao si|enciado, à opressão, ao desaparecimento, ao indizível.
Contactar o artista para visualizar o video integral da obra.